terça-feira, 8 de julho de 2008

Casamento: Uma Viagem a Dois...

Não tenho a menor dúvida de que o casamento é uma viagem a dois. Isto é, um homem e uma mulher. É claro que depois virão os filhos, mas nesse momento, estaremos abordando a caminhada de um casal.. O rei Salomão está maravilhado com este caminhar de um homem com sua mulher. É só reler o texto acima que você verá isso.

"...Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem...". (Provérbios 30;18 e 19)

Muitas “viagens” (casamento) têm sido interrompidas. Ou os viajantes (marido e mulher), descem na primeira parada, porque deixaram de submeter o lar a Deus. Talvez o grande motivo que faz esta viagem da vida não chegar ao final, seja exatamente o fato do casamento estar baseado não no que se pode dar, mas, no que se pode obter dele. Este tipo de egoísmo sempre produzirá lares infelizes. Se você ler em I Coríntios 13;5, verá que a grande força do amor, está no fato dele não buscar o seu próprio interesse. Este é o caminho da realização conjugal e é por aí esta maravilhosa viagem, poderá chegar ao seu “final feliz”.

Quando é que a viagem a dois tem chance de continuar e ir até o seu maravilhoso final?

1. Quando os viajantes sabem o rumo da viagem.

Nunca foi plano de Deus que o casamento fosse uma aventura. Vamos ler Gênesis 2;18 a 24. Isto aqui é um projeto de vida e não uma aventura a ser empreendida. Deus planejou uma mulher para um homem e vice versa, afim de se tornarem de forma definitiva, uma só carne.
Deus criou o casamento com propósitos definidos. O que Ele tinha em mente, era a comunhão e a felicidade em amor de um homem e uma mulher e os frutos desta união, os filhos, viveriam e cresceriam para se tornarem pessoas ajustadas e felizes.

Quando Deus criou o casamento, deixou para os cônjuges privilégios e deveres. Você sabia que este é o rumo da viagem? Só com esta consciência é que a viagem a dois poderá ir até o fim.


2. Quando os viajantes respeitam as placas de sinalização.

Essas placas com orientações explícitas para a viagem estão na bíblia sagrada. Se eu obedecer os sinais de “perigo” e os sinais de “atenção” nela contidos, viajarei com meu cônjuge em paz e seguro.

Alí na bíblia está o “manual do fabricante”. É a palavra de Deus e Deus entende tudo sobre a gente, porque Ele criou pessoas. Se você quiser saber como ser boa esposa, bom esposo, bom pai ou boa mãe, bom filho ou boa filha, siga o manual do fabricante.

Abram a bíblia em Efésios 5;22 a 33 e Efésios 6;1 a 4. Eis as placas de sinalização que nos permitirão uma viagem sem muitos acidentes. Sempre teremos alguns acidentes porque quem está viajando são seres razoavelmente míopes como eu e você. Não enxergamos bem as placas.

3. Quando os viajantes não ficam olhando para trás.

Alguém disse que “recordar o passado é sofrer dobrado”. Ninguém pode fazer uma boa viagem, olhando o tempo todo para trás. Olhem o texto de Filipenses 3;13 e 14. Ele se aplica aqui também.
Aprendam a viajar olhando pra frente na viagem de seu casamento. Não fiquem revivendo ou trazendo à tona erros do passado, que já foram tratados. Isto só vai trazer sofrimento e reacender mágoas. Só devemos mexer no passado, com orientação clara de Deus ao nosso coração, para ser bênção em nosso lar.
Reviver o passado pode ser sintoma de falta de perdão. Perdão não é esquecer, mas é lembrar sempre que perdoou; sem ódios e sem cobranças. É dizer adeus ao passado e bem vindo a quem perdoei.

4. Quando os viajantes não deixam faltar combustível na viagem.
Certa mulher, depois de alguns anos de casada, resolveu voltar a estudar e se formar. Mas para fazer isso, praticamente abandonou o esposo e os filhos.
Hoje está formada mas, infeliz. Seu marido foi embora com as crianças.
Em que foi que errou esta mulher? Em querer melhorar de vida? É claro que não! Ela errou ao deixar de cultivar o amor no lar por causa de seus estudos.
Olhem para Provérbios 31;10 a 31. Esta mulher é sábia. É trabalhadeira. Quer ver o lar progredir, mas, não abre mão de cuidar pessoalmente de sua casa, esposo e filhos.
Ela encontra tempo para fazer tudo e por isso seu esposo e filhos lhe admiram. Esta mulher cultiva a vida familiar e ainda encontra tempo para trabalhar.


Tenha cuidado irmão, para que você não perca de vista a necessidade de amar e demonstrar amor à sua esposa. Não deixem faltar combustível físico, emocional e espiritual no seu relacionamento conjugal. Assim vocês terão uma “viagem feliz”.

Lembrem-se: “Mesmo os carros mais antigos podem estar conservados!”

Deus te abençoe!!!
Pr. Cidaco

Pr. José Armando Soares Cidaco é casado com Virgínia e o casal tem dois filhos: Rafael e Gustavo Henrique. Nascido em São Gonçalo; batizou-se aos 13 anos na Primeira Igreja Batista de Teresóplis, pelo Pr. Valdemar Zerro.

É formado pelo Seminário Batista do Sul do Brasil ( RJ ) e professor de Grego e Novo Testamento. Com mais de 20 anos no ministério pastoral, já pastoreou a IB de Santana - Vitória ( ES ) 1 ano, a PIB de Coelho da Rocha ( RJ ) 5 anos; e a Igreja Batista em Barra do Imbuí – Teresópolis ( RJ ), sua atual igreja, onde pastoreia há 16 anos.Além disso, tem se dedicado a produzir literaturas e ministrado em vários locais em todo o Brasil durante esse período.

Nenhum comentário: